O formato de mini-jogo na formação e desenvolvimento dos utilizadores
Já não se trata de entretenimento, mas de uma ferramenta de alta qualidade para aprender algo novo. De que estamos a falar? Este é um grande princípio de gamificação que utiliza os minijogos como base. Esta excelente ferramenta é utilizada no mundo moderno para a aprendizagem, o raciocínio lógico e a melhoria e concentração da memória. Um formato tão simples de utilização de minijogos pode permitir que o utilizador absorva a informação de forma mais fácil e profunda, porque utiliza um jogo e torna-se cada vez mais interessante para o utilizador em qualquer área. Daí a resposta à questão de saber porque é que os minijogos são tão populares atualmente como forma de gamificação da educação e da aprendizagem em geral.
Não para forçar, mas para ensinar: apenas minijogos
É possível combinar jogo e aprendizagem em qualquer processo de uma forma de alta qualidade, acessível e até orgânica. A abordagem interactiva permite-lhe interagir ativamente com o conteúdo e recordá-lo melhor e formar a sua visão para uma melhor aprendizagem. Neste formato, as crianças podem aprender novos conceitos através de associações ou outras formas interessantes, enquanto os adultos treinam ativamente a sua atividade cerebral de uma forma mais divertida e sem tédio. É por isso que a educação está a introduzir cada vez mais este tipo de mecânica de jogo na formação de alunos, estudantes e mesmo adultos para aprenderem novas línguas ou outras informações necessárias. Há muitos exemplos de aplicações de aprendizagem informativa que conquistaram o mercado com o seu método de gamificação.
Os minijogos e o impacto na atenção e na memória
Com a utilização de minijogos, o cérebro fica imediatamente pronto para um trabalho ativo e produtivo, porque se torna interessante desde o primeiro contacto, o que forma uma elevada produtividade e qualidade de assimilação da informação.
Por exemplo, tarefas repetitivas, feedback rápido e elementos de realização disponíveis reforçam as ligações neurais numa pessoa, o que, por sua vez, tem um efeito positivo na assimilação de informações de formato ainda mais complexo.
Por isso, não vale a pena dizer que este é um proto-jogo, porque aqui se trabalha muito a concentração, a atenção e a lógica do utilizador. Com este princípio, qualquer informação será percepcionada como mais uma grande experiência.